É possível dizer que a maior parte das pessoas, quando ouve falar em saúde mental associa com doença mental, mas não é bem assim.
Todos possuem limites e o que pode parecer saúde para um para o outro nem sempre será. Diariamente vivencia-se emoções ligadas a alegria, satisfação, tristeza, raiva, frustração, rancor, amargura, euforia, amor, medo, dentre outras tantas.
Alguns conseguem lidar com os desafios e os diversos cenários da vida de maneira equilibrada e harmônica e ainda procuram ajuda diante de perigos, dificuldades, conflitos e traumas, mas não quer dizer que isso seja todas as vezes e nem todos reagem da mesma maneira. Há aqueles que se sentem incapazes de agir em circunstâncias que para outros parecem tão simples.
A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à sua forma de reagir e harmonizar seus pensamentos, capacidades, desejos e emoções.
Uma forma de avaliar se você está bem com sua saúde mental é observar se está bem consigo mesmo e com os outros, se está aceitando e respondendo adequadamente às exigências da vida, se está obtendo equilíbrio emocional diante de situações desagradáveis, se sabe reconhecer seus limites e se busca ajuda para lidar com aquilo que não consegue resolver sozinho.
Agora diga: como está sua saúde mental?