Como se preparar para as novas habilidades e profissões desejadas pelo mercado do futuro na área da saúde.

Inovação e saúde sempre caminharam de mãos dadas. A maior parte dos avanços na ciência ocorre por meio de pesquisas, novas tecnologias e processos inovadores que culminam na descoberta de novos tratamentos e o oferecimento de uma medicina cada vez mais personalizada. 

Ao mesmo tempo, espera-se que a inovação em saúde seja uma ferramenta para resolver outro dos grandes desafios: o acesso para a população.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) elegeu o tema “Saúde para Todos” em sua campanha do Dia Mundial da Saúde em 2023. A visão é promover o mais alto nível de saúde para todas as pessoas.

É cada vez mais evidente as disparidades entre pessoas,  muitas sofrem com condições de vulnerabilidade e enfrentamento de barreiras para ter acesso à saúde, o que torna urgente a necessidade de se encontrar soluções para essa questão.

A pandemia que assolou o mundo nos últimos anos foi cenário que evidenciou que é possível obter avanços rápidos em métodos diagnósticos, prevenção e tratamento.

Caminhos e soluções para inovação em saúde.

Uma das soluções para essas questões é o investimento das empresas privadas em parcerias com indústrias e universidades para desenvolvimento produtivo e geração de conhecimento. 

Essas parcerias podem ser benéficas quanto a vantagens competitivas e oportunidade de acesso a novas tecnologias.

Os acordos firmados por parcerias de colaboração e transferência de conhecimento tecnológico são oportunidades para os serviços públicos reduzirem a dependência de importação, aumento da capacidade de produção e redução de custos.

Vemos que o cenário perfeito é que todas as soluções, respaldadas nas melhores legislações, incentivo à pesquisa e convênios público-privados, andem juntas.

O profissional do futuro

O que o mercado espera dos profissionais da saúde é que estejam à frente do avanço tecnológico, em constante antecipação, construindo e elaborando estratégias para não ficar para trás.

Deve ser um profissional que tenha como foco agregar qualificações para aumentar a adesão aos tratamentos, incentivo às mudanças de estilo de vida, que tenha propostas para aumentar a satisfação dos clientes com resultados mais duradouros com redução de custos.

Com o avanço da inteligência artificial e de técnicas usadas em big data as profissões da saúde que querem se manter vivas devem estreitar relações com a realidade virtual.

É primordial um aprofundamento do entendimento entre saúde e tecnologia que dará suporte cada vez maior para os profissionais que desejam garantir sua posição no mercado de trabalho em um futuro próximo.

A inteligência artificial não pode ser vista como uma ameaça, mas como aliada tendo em vista a dependência contínua da análise e ação humana. Cabe aos profissionais buscarem ampliar seus conhecimentos e utilizar as inovações tecnológicas a seu favor.

Cadastre-se para receber mais conteúdos como este.

Compartilhar
Publicadas por
Sueli Vieira

Posts recentes

O maravilhoso fenômeno dos raios azuis

Raios azuis são descargas elétricas em proporções raras que se formam acima das nuvens de…

2 anos atrás

A super planta que transforma sua pele.

O nome científico da babosa é Aloe barbadensis, pode ser comprada em lojas de produtos…

2 anos atrás

31 de maio – Dia mundial sem tabaco

O dia 31 de maio foi escolhido pela A OMS (Organização Mundial da Saúde) como…

2 anos atrás

10 Curiosidades incríveis sobre o corpo humano.

São muitas as curiosidades incríveis sobre o corpo humano

2 anos atrás

Nikola Tesla, um ilustre desconhecido

Nikola Tesla, cientista sérvio, um ilustre desconhecido

2 anos atrás

Pessoas “comuns” que fazem diferença

Relatos orais do irmão de Maria de Lourdes, Machado Molina - Clementino Machado Molina /…

2 anos atrás

Este site usa cookies.

Consulte mais informações