Histórias de vida

Pessoas “comuns” que fazem a diferença

Marina era uma jovem nascida em Bagé, Rio Grande do Sul, seus pais eram donos de um armazém naquele lugar.

No final da década de 20 a jovem casou-se com Clementino , um militar nascido em Arroio Grande.  Tinham planos de ter muitos filhos, mas como militar saía para missões e deixava Marina sozinha frequentemente.

Maria de Lourdes Machado Molina, primogênita do casal Clementino e Marina, nasceu em Bagé, à Avenida Sete de Setembro, em 23 de outubro de 1930, mas só foi registrada em 1932 por aguardar o retorno do pai do Rio de Janeiro em comitiva à Getúlio Vargas.

Muito religiosa, Maria de Lourdes concluiu seus estudos no Colégio Espírito Santo e foi trabalhar na Escola São Judas Tadeu onde lhe foi conferida a tarefa de alfabetizar, algo que lhe deu muito prazer e em que se dedicou por 35 anos.

Conhecida como pessoa maravilhosa e de coração generoso Maria de Lourdes levava alunos para sua casa, tratava a todos com justiça e igualdade, ela foi uma pessoa muito especial.

Acompanhou o crescimento de seus alunos e todos sabiam que se não estava na escola poderia ser encontrada em oração por todos os seus queridos.

Maria de Lourdes nunca se casou, faleceu sem constituir família. Acometida por câncer, faleceu em 1993.

Em Bagé há uma escola que recebeu seu nome como justa homenagem à amável educadora para que seja sempre lembrada pelas vidas que tocou.